sexta-feira, 21 de março de 2014

Grafiato - Dicas e Curiosidades

Grafiato




Com Textura Rústica (Grafiato) fica fácil deixar até a superfície da parede com seu toque pessoal, criando um efeito decorativo e sofisticado. O efeito mais comum é o arranhado, com riscos em baixo-relevo que dão a sensação de ambiente rústico. Porém, com ferramentas apropriadas e usando a sua imaginação, a Textura Rústica permite a obtenção de diversos outros efeitos, deixando o ambiente ainda mais personalizado.

 

Aplicação 

Passo a passo do efeito Grafiato

Antes de iniciar a aplicação da textura, certifique-se de que toda a superfície de alvenaria que irá recebê-la está firme, seca e livre de qualquer sujeira, pó ou gordura. Lixe a parede se necessário use a espátula para remover partículas soltas. Se as paredes forem novas, deve-se aguardar a cura do cimento por, no mínimo, 30 dias.

1º - No reboco novo Aplique uma demão de selador com o rolo de lã e deixe secar completamente. O selador aumenta a fixação da textura na parede e, se for da mesma cor da textura, facilitará o trabalho;
 Obs: De acordo com cada superfície o procedimento de preparo é diferente.Veja em calcinação, desagregamento, descascamento e mofo.

Selador Acrílico


 2º - Com o auxílio da espátula de aço coloque a textura, que pode ser branca ou pigmentada, na desempenadeira para poder aplicá-la na parede;
Aplicação com desempenadeira e espátula de aço


3º - Aplique o revestimento texturizado com auxílio da desempenadeira de aço em movimentos amplos. Estenda a textura na superfície em áreas não superiores a 3m²;

Aplicação com desempenadeira de aço em movimentos amplos


 4º - Desempene a superfície com a mesma ferramenta no sentido vertical, de modo a deixar uma camada bem fina, uniforme e proporcional ao diâmetro do maior grão da textura;

Aplicação com desempenadeira de aço

5º - Faça o grafiato sobre a superfície revestida com a textura ainda úmida passando a desempenadeira plástica branca para grafiato de acordo com o efeito desejado: na vertical, horizontal, alternando os dois movimentos para obter um quadriculado ou em círculos;

Desempenadeira plástica


6º - Utilize a desempenadeira plástica mini para fazer retoques, acabamento em áreas pequenas, arredondadas ou ainda para refazer detalhes do efeito grafiato, quando necessário. Aguarde a secagem total da textura.
 
 
Desempenadeira plástica mini


7º - Aplique duas demãos de tinta acrílica na cor de sua preferência. Para obter o grafiato quadriculado é necessário repuxar a textura nos sentidos horizontal e vertical. O efeito de risquinhos semicirculares poderá ser obtido fazendo movimentos circulares na textura com a desempenadeira plástica branca.

Acabamento final utilizando rolo de lã


Está pronto! Ao terminar o trabalho é importante retirar todo o excesso de textura das ferramentas para poder reutilizá-las.

Pintura finalizada

 Embalagem/Rendimento

Galão 6,0Kg até 2,5m² por demão
Galão 7,0K até 3m² por demão
Lata 28,0Kg até 11m² por demão
Lata 33,0Kg até 14m² por demão
Você pode também encontrar barricas de 25kg e 50kg
Consulte lojas e fabricantes de sua cidade ou região.

Curiosidade

 Você sabia que aquelas pedrinhas do grafiato que riscam tem nome e origem 
Nome: Pedra de Quartzo branca

Quartzo branco moido


Saiba tudo sobre o quartzo componente do grafiato

Pedra de quartzo branco natural

Como se forma os cristais de quartzo

Eles são resultado de um processo geológico que pode levar milhares de anos. Tudo começa quando o magma das regiões profundas da Terra encontra, através de fendas e fissuras, um caminho para chegar mais perto da superfície. Afastado do calor do centro do planeta, o magma começa a se resfriar, dando origem às rochas. Algumas vezes também são formadas cavidades com a água que penetra no subsolo a partir da superfície - e é nessas cavidades que aparecem os cristais, pois o líquido represado por elas é rico em minerais dissolvidos das rochas. "O quartzo é um desses minerais mais comuns. Ele está presente nos três tipos de rocha que existem no planeta, as sedimentares, as ígneas e as metamórficas. Quando aparecem em soluções aquosas nas cavidades das rochas, as moléculas de quartzo podem se agrupar na forma de cristais", diz o geólogo Darcy Pedro Svisero, da USP. Submetida a temperaturas de até centenas de graus Celsius, a água com quartzo dissolvido começa a evaporar.
Nessa etapa, os cristais surgem em torno de um minúsculo núcleo, chamado de germe, sobre o qual as moléculas de quartzo vão se juntando, fazendo a estrutura ganhar volume. É algo parecido ao que ocorre na formação de uma pérola, que cresce camada após camada a partir de um único grão de areia. Quando toda a solução evapora, os cristais aparecem nas bordas dos depósitos subterrâneos. A geometria peculiar - o cristal de quartzo possui três faces em cada ponta - é determinada pela forma como seus átomos se ligam entre si. Entre os vários tipos de cristais de quartzo, os incolores, chamados de cristais de rocha, são os mais comuns e têm pouco valor comercial. Já as ametistas, de tom violeta, são usadas como pedras semipreciosas e transformadas em objetos de arte ou jóias. Além de sua beleza, os cristais de quartzo são bastante úteis em vários setores industriais. Graças à capacidade que seus átomos têm de vibrar em intervalos bem definidos, são usados para controlar a freqüência de rádios, televisores e relógios entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário